Ir al contenido principal

O Bairro e o Mar...poeticamente La Barceloneta.

De todos os cantos do mundo
Amo com um amor mais forte e mais profundo
Aquela praia extasiada e nua,
Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.
                                          (Mar – Sophia de Mello Breyner Andresen)



Não posso falar de meu bairro...não posso falar de La Barceloneta sem antes postar uma imagem feita com os “olhos do meu coração”. Faz tempo que queria escrever algumas linhas boêmias sobre essas ruas pequenas, sobre estes cafés de esquina, a confusão ruidosa do mercado central, o vai e vem dos “guiris” (gringos) no passeio marítimo...faz tempo. Faz também muito tempo de minha íntima relação com La Barceloneta – o bairro favorito de minha mãe (e de meu pai). Dona Nita caminha sem rumo por estas “calles”, fascinada com o vizinho que coloca o seu varal de roupa na calçada, do lado de fora de casa, e que aos outros vizinhos não lhes importe nem o mínimo a coleção de intimidades que aí está exposta. Minha mãe que em apenas um mês pode construir uma relação de sólida amizade com as comerciantes chinesas das lojinhas locais ou com os “paquiamigos” que comandam os obsoletos locutórios que restam na vizinhança.
Já perdi a conta das vezes que já me perguntaram: “Como vocês agüentam essa movida?”; “Não estão de saco cheio dessa turistada toda pelo bairro?”....se os digo a verdade muitas vezes, sim! Mas tudo isso faz parte da essência, do diferencial, do charme e de tudo mais que representa La Barceloneta.


Antigo bairro dos pescadores que pertence ao distrito de Ciutat Vella de Barcelona. Sua construção data do século XVIII aonde bem no centro se localiza a linda igreja de Sant Miquel del Port. Ao longo do Passeig Joán de Borbó – calçadão que esta localizado de frente a Marina de Port Vell – se concentram todos os mais famosos restaurantes de mariscos da cidade. Indicação certa para quem busca uma boa paella ou Mariscada. Quando me pedem dicas de onde comer, eu sempre digo que o melhor é caminhar pelas pequenas ruas do Bairro, buscar lugares aonde nem todos os turistas alcançam. Aqui existem uma infinidade de bistrôs, barzinhos, charmosos cafés com suas terrazas (varandas)...cada um particularmente diferente do outro.

Posso oferecer inúmeros nomes (e sem nenhum ânimo publicitário, porque não recebo nenhum tostão para isso) e tenho certeza que vou acertar o gosto da maioria de vocês, mas como sempre, peço que compartam suas próprias experiências e assim nossa lista cresce e enriquece. Mas vamos lá!!
Começando o dia não há nada mais gostoso que tomar um café de frente para o mar; de frente à Praia de La Barceloneta sentar na terracinha do Buenas Migas e tomar um bom café com leite acompanhado de raios de sol e uma tostada de pan de brioche com marmelada de arandanos. Sabor de Deus!! Na hora do Vermut ou Brunch uma boa pedida é caminhar até a Calle Maquinista e esperar (porque sempre está cheio) uma mesinha no La Bombeta; para tomar uma boa copa de Cava acompanhada de uma de suas famosas bombas (que são uma espécie de croquete) recheadas. Divino!! Seguindo a linha copa e tapa, outra opção fantástica está na calle Balboa 16 e se chama Segons Mercat; não deixem de buscar por minha amiga Erika quando forem por aí e peçam a ela para provar o imperdível Carpaccio de Atun Rojo e/ou Tacos de Salmón com piñones y eneldo.....hummm tudo obviamente acompanhado por um bom pão com Tomate. Delicia!!

Para almoçar que tal uma paella? Bem no final da Calle Almiral Cervera, chegando à praia de Barceloneta, se encontra o lendário Salamanca. Esse mais que um restaurante é quase uma instituição na cidade de Barcelona. Já havia mencionado em um post anterior quando também citei lugares bons e baratos para comer Albergue: Barcelona pagando pouco.. O Salamanca é o típico caótico ambiente dos restaurantes Espanhóis. Muitos camareros (garçons) andando rápido e falando bastante alto; vitrines com muitos peixes e mariscos de todas as espécies – vivos e agonizantes – esperando serem “pescados” ao momento por algum cliente; paredes recheadas de fotos de famosos do mundo com o agraciado dono do Estabelecimento; patas de Jamon ao ponto de corte e muita...muita comida que sobrevoa as mesas em grandes bandejas de prata. Mas uma verdade deve ser dita meus queridos!! Sentar no Salamanca é sinônimo de comer paellas e mariscos. Já nos aventuramos alguma que outra vez com assados e carnes e a experiência não foi nada boa. Para o café de fim de tarde – depois de uma boa siesta – nada melhor que caminhar até a praça do mercado e sentar na parte de fora do El Guindilla. Não existem melhores vistas para a vida do Bairro!! Aí se “joga conversa fora” olhando o vai e vêm, as crianças correm e brincam e o cafezinho é de primeira.

E que fazer pela noite? Tranquilamente se cruza a praça em direção à Calle L’almirall Churruca e pede uma mesinha na parte de dentro do Churruca 5. Para pedir sim ou sim: Las gambas al ajillo, um bom vinho tinto e chupito de ervas no final. Vale à pena pedir também uma porção de suas deliciosas batatas bravas com molho caseiro. Bom demais!!!

Agora que já deixei todo mundo morrendo de fome...mudemos de assunto....pergunta freqüente: é caro morar na Barceloneta? Vamos dizer que um pouco sim; mas pensar que existem infinitas vantagens embutidas nesse precinho mais salgado. Posso enumerar algumas: desde qualquer parte do bairro, em 5 minutos se alcança a praia; com 10 minutinhos de caminhada chegamos ao centro da cidade (Ramblas – Plaza Cataluña); ao lado de casa está todo o passeio marítimo convidativo a pratica de boas caminhadas e passeios em bicicleta; pegado ao bairro está uma incrível área verde que é o Parque de La Ciudadella: lago, zoológico, área de pic-nic, árvores, fontes...um dos meus lugares favoritos mundo mundial (vocês já viram e com certeza verão muitas fotos nossas aí). Eu costumo dizer que se paga um pouco mais para ganhar em qualidade de vida.

A principal desvantagem talvez esteja relacionada à estrutura...vou tentar me explicar melhor. Barceloneta é um bairro bastante antigo, bem como todo o seu conjunto de edifícios. A maioria dos apartamentos são muito pequenos (uma média de 30m/2) e quando reformados se transformam em estúdios de apenas 1 ambiente. Elevador é artigo de luxo, então muitas vezes você encontra apartamento em um quinto andar para subir de escada...believe!! é mais comum do que se imagina. Tenho muitos amigos que vivem a 20 minutos do centro e pagam o mesmo que eu, mas a casa tem duas vezes o tamanho da nossa. Por outro lado esses mesmos amigos pegam duas conexões de metrô para chegar ao trabalho ou a praia; preguiça.....enfim, repito que tudo é questão do que você busca e o quanto está disposto a pagar por isso.
Espaço publicitário - Para maiores informações sobre aps, alugueis e preços posso passar a todos o contato da melhor corretora do bairro...nada mais nada menos que minha irmã Paty. – fim da publicidade.


Antes de terminar não posso deixar de ressaltar a importância poética que este lugar representa em nossas vidas. Aqui mais que amigos somos família. Aqui vive Paty e Joan e os pequenos; aqui vive Jesus e Deco. Kinha trabalha ali na esquina; mais adiante encontramos a Pili e Joan. Em baixo de casa Lulu vai ao parque e no barzinho do lado tem a cerveja favorita de Jadiel. O dono do mercado abraça e beija a Lulu e vamos caminhando ao pediatra. Aqui tem “Enterro da Sardinha”, Carnaval, Coros, San Juan....mais que viver em Barceloneta, a Barceloneta vive dentro de cada um de nós.
* Todas as imagens sao de minha autoria e fazem parte de meu arquivo pessoal.

Comentarios

  1. Viajei no tempo e no espaço agora! amo a barceloneta, so nao é ,elhor que o raval kkkkk

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Obrigada Vi!!! Cada Bairro com seu charme. Ja vou dedicar a você todo um post sobre Raval. Beijosss

      Eliminar
  2. Amo!!! Sempre será meu bairro do coração, saudade do pão da Balluard, do café da manhã no segons mercat, da praia, da praça do mercado, do cheiro e das paisagens de Barceloneta!!!

    ResponderEliminar
  3. Juju ameiii! Você escreve lindamente! Quero maisss!!!

    ResponderEliminar

Publicar un comentario

Entradas populares de este blog

Erase una vez....un Blog

L'Eixample - Barcelona Volver.... Capítulo I erase una vez...un Blog... y qué pasó con él?   Se comió un "post" envenenado y pasó dormido algunos meses..... Qué fácil sería escribir si la vida se tratara cómo en los cuentos; desafortunadamente ni todo se arregla con la llegada de un príncipe, con un baile de vals o con el sonido de las trompetas anunciando que en el reino vuelve a brillar el sol.   nooo!!! Pero tampoco hay nada de negativo en el mundo real, en la vida misma. ¡Al revés! Siempre la miro por la óptica de que los cambio fortalecen, edifican. Cambiar es necesario! Qué aburrido seria una existencia linear, temblada e insípida. ¿Verdad que sí? Pues de alguna manera de eso siempre se trató en esas líneas. Pasando un poco de los rótulos y clasificaciones como: "Blog de Viajes", "Rutas en Barcelona", "Para Brasileños"...el espíritu del Albergue siempre fue intrépido; la cuestión era siempre invitar a que el

Legalização de Documentos em Salvador!! O Itamaraty também é aqui!!

Legalização de Documentos em Salvador!! O Itamaraty também é aqui!! Galera, antes de publicar a continuação de “Barcelona, cheguei!! E agora??”, quero fazer este aviso de extrema importância para todos!! Aqui mesmo no blog, em anteriores textos, eu sempre ressaltei a necessidade de legalizar e traduzir documentos para que os mesmos tivessem validade lá fora; inclusive postei o link do Itamaraty aonde cosntavam endereço e instruções de envio. Pois bem!   Em uma visita ao consulado da Espanha, descobri que, além de Brasília, agora existe uma Representação do Ministério de Relações Exteriores do Brasil na Bahia! Salvador mesmo meu povo!!! Gente...para os que nunca passaram por este processo de enviar documentos à Brasília e esperar – com ansiedade – que os mesmos regressem para dar continuidade ao seu respectivo trámite, não sabem como este fato é genial e vai facilitar bastante a vida de todos!! É muito fácil de encontrar, cômodo para estacionar e o serviço é gra

Viajando com bichinhos de estimação!

Galera....quero fazer este capítulo com muito amor e carinho. Este é outro tema que temos bastante experiência. Já passamos por todas as situações possíveis viajando com nossos dois “filhos” felinos. Eu e Jadiel compartilhamos a mesma opinião – Graças a Deus – que os animais são nossos tanto para o fácil quanto para o difícil. Não adianta querer criar um bichinho e estar sempre delegando aos outros os cuidados e responsabilidades. Como sempre gostamos bastante de viajar e, por razoes de trabalho, nos mudamos muito, começamos a pesquisar e entender os procedimentos de entrar ou sair da União Européia (e do Brasil) com nossos dois Gatos. Antes de tudo uma breve apresentação. Thao, nosso mais velho, entrou por acaso na nossa vida em Setembro de 2007. Pelas mãos de Paty, minha Irma, que ficou encarregada de cuidar dele enquanto sua antiga dona fazia uma viagem a Londres. Foi parar lá em casa, nos apaixonamos, entramos em acordo com a dona e de lá ele nunca mais saiu.