Ir al contenido principal

Sair ou não do Brasil? Eis a questão....



Gente! Vamos combinar! Sair do aconchego, da facilidade, das delícias - e às vezes dissabores – da casa de nossos papis é bastante complicado! Imagina então quando essa saída é uma “cruzada de charco” tremenda e você vai parar lá em outro canto do mundo! Com a gente foi bem assim...

Um grande amigo – Victor Aloy – tinha resolvido viver em Barcelona. Até este ponto para mim Espanha era a terra de minha mãe, dos meus avós e dos demais parentes que nunca tínhamos conhecido. Legal! A vida inteira tivemos a dupla cidadania e nunca soubemos muito bem o que fazer com ela. Numa reviravolta do destino, Paty, minha Irma, de um dia para outro resolve “dar um tempo do Brasil” e também vai para Barcelona. Ok! Exatamente um ano depois, eu e Jadiel, três meses de casados, desembarcávamos em El Prat – aeroporto de Barcelona – com 9 malas, 6 amigos, um punhado de Euros no bolso e muitas idéias na cabeça.

Pensando friamente, e quase nove anos depois, em um bom linguajar español eu diria que: “hay que tener cojones” para fazer o que nós fizemos naquela época. Não existia um plano! Não falávamos espanhol! O dinheiro era para um ou dois meses de aluguel ....máximo! Nem sequer tínhamos currículos feitos com antecedência ou alguma indicação de emprego, ou seja, nada!! E sabe que? Tudo deu certo!!

Essa vai ser a primeira grande dica deste Blog e já soltei ela algumas vezes sempre acertando no alvo. Existem basicamente três perfis de pessoas que deixam o Brasil para tentar ganhar a vida ou simplesmente viver em outros países:

Perfil 1: O Trabalhador – é aquele que tem uma meta tipo: em um ano compro o carro para minha mãe no Brasil, em dois pago a faculdade de meus irmãos e em cinco – se Deus quiser – construo minha casa. Essa pessoa gente...nao vê a luz do sol! Não tem vida social, não se relaciona com outros que não sejam brasileiros trabalhadores que nem ele. Não aprende idioma, cultura, não viaja...pra que?? O objetivo é T-R-A-B-A-L-H-A-R loucamente, atingir metas e voltar correndo para o Brasil. Certo. Conheci muitos e gente bastante legal.

Perfil 2: O Apegado – é aquele que não sei porque cargas d’àgua resolve sair do Brasil. Para este ser tudo no Brasil é lindo e é melhor. Vai comer e busca aonde tem restaurante Brasileiro para comer feijão; faz compras em lojas latinas buscando farinha e cuscuz (Oi?), Só escuta Ivete Sangalo e tem uma tia que sempre manda todos os lançamentos de pagode e filmes nacionais, vai a festas locais e sempre solta a velha frase: “Afff!! Odeio esse povo”!! Minha pergunta é: Ta fazendo o que fora do Brasil, diacho?? Conheci milhões e a maioria, vou te contar, que preguiça de gente!! Meu Deus!!

Perfil 3: O que “se joga” – Os verdadeiros seres metamórficos (essa palavra existe?)!! Aquele que em 1 mês já desenrola o “embromation”, com dois meses já tem um grupinho de colegas locais e em três já freqüenta casamentos e batizados dos vizinhos; trabalha, viaja, escuta as músicas, prova tudo o que é comida e assiste a TV com o objetivo de entender melhor a cultural da área. Palavra de ordem: experimentar! Nessa categoria estamos eu, jadiel e alguns bons amigos como: Sueli, Uriel, Erika, Victor, Paty, Taninha, Morgan, Karina....gente que verdadeiramente “se jogou”!! Não que o Brasil seja ruim ou que está errado sentir saudade. Saudade todos sentimos, ainda que uns mais que outros. Mas dentro deste perfil o que se sente é uma saudade boa, desapegada; lembranças da terra e de gente que confortam e afagam...nada que machuque! Desta maneira o “estar fora do Brasil” se torna leve e mostra o quão gratificante é somar lugares, pessoas e experiências ao grande quebra-cabeça que é a vida.

Considerações feitas, chego então ao ponto em que queria, que é a minha primeira e valiosa dica:

- Antes de sair do Brasil e embarcar numa aventura de viver em outro país, faça a você mesmo essa crucial pergunta: “Qual é o meu perfil?”; “De verdade estou pronto para me separar de meus entes queridos, meu pagodinho de domingo, meu churrasco e tudo o que conheço desde que nasci”?

É muito importante

ter em mente essas respostas para que a vida possa fluir em outros lugares sem o peso da tão temida saudade; para que as raízes não se tornem ataduras impedindo o seu crescimento como ser humano cidadão do mundo. Principalmente, para que tudo dê certo!!

Se o objetivo é viver fora do Brasil: Se Jogue!!!

Fotos: a primeira é um lugar delicioso, chamado Parque de la Ciutadella, que fica bem junto do centro de Barcelona; lugar para fazer um pic-nic, sentar na grama, tomar vinho e até se "aventurar" em dar uma remada em um dos barquinhos no lago.
a segunda foto é do mercado La Boqueria (famosíssimo) situado nas Ramblas de Barcelona. Como vou dedicar um post somente sobre ele, vou evitar delongas porque é um dos meus sítios favoritos mundo mundial!!

Comentarios

  1. Estou me deliciando Ju!Realmente!Hay q tener cojones para o que fizemos!!!Orgulho de sermos da categoria que faz a diferença pq realmente somos "pau pra toda obra" sim senhor!!!!E um viva pra cada um de nós que chegou lá fora e mostou pra que foi lá e conseguiu com muito esforço e sabedoria aproveitar cada oportunidade que nos foi apresentada.Parabénssssssssss Amores!!!

    ResponderEliminar
  2. Fico feliz por descobrir pessoas maravilhosas como vocês! Fico na terceira parte do perfil “Se Jogue” porem teria que voltar para marca passo em meus estudos de Bacharel em Direito que termino agora em 2015.2 Porem gratificante ter meu titulo. Porem satisfação La fora nenhuma com ele o (titulo). Parabenizando seu blog, fico com a terceira opção SE JOGA outra vez, sem aventura, tranqüilidade, estratégias e felicidades com verdadeiros amigos. Aqui não esta para brincadeira e nem para curti carnaval, nem dos mares azuis e sol quente de verão, porem o fogo esta nas mãos dos bandidos representando o Sol, a chuva representada pelas lágrimas das perdas dos entes familiares do Brasil. Sobre política o Partido do PT só dar a cor vermelho e meia lua. Pois patriotismo aqui ficou só em partidas de futebol da seleção brasileira. Os titularizados tipo professores, médicos, advogados, engenheiros, arquitetos e outros 70% no Brasil estão desempregado e 40% deve o FIES - financiamento educativo. Assim a nossa corrupção política, e nos setores privados a escravidão trabalhista continua, tendo milhões de processos parados e cheios de desembargadores e juízes formados em titulo do EGO SUSTENTÁVEL. Mas exercer a profissão mesmo só umas duas horas e nada mais. O Brasil mudou de nome agora se chama "BOMDILMA" por causa da bolsa pobreza ( familiar ) cada vez que nasce uma criança de baixa renda é liberado um valor de 200 a 600 reais. Fora as pessoas que tem o direito de trabalhar como domesticas, motoristas de senhoras e outros. Na hora de fazer um contrato de trabalho nos termos do dispositivos legal ou, ELES RECUSAM pois assim perde o beneficio da bolsa pobreza. Então em breve estou trocando minha gravata e meu livro constitucional por uma cozinha ou Restaurante na Europa, diante do quadro que demonstra nosso Pais, sendo digno do que ganho na minha sobrevivência social, da vida que ainda me resta rsr .
    Portanto Juli e Jade e sua Princesinha Fico feliz e honrado por saber que vocês estão na medida do possível felizes e ainda mais dando a um ser iluminado uma educação digna que todos os ser humanos a de merecer.
    At.
    Alberto Campelo Ribeiro

    ResponderEliminar
  3. Oi Beto!! Obrigada pelo seu comentário!! Partice sempre aqui do blog, afinal você já viveu bastante aventuras em terras distantes e tem conhecimento de causa. Te desejo muita sorte e conte com todas as dicas que precisar! Abraço!!

    ResponderEliminar
  4. Me identifiquei Ju.... adorando seu blog! Linda de viver! Muitos beijos

    ResponderEliminar

Publicar un comentario

Entradas populares de este blog

Erase una vez....un Blog

L'Eixample - Barcelona Volver.... Capítulo I erase una vez...un Blog... y qué pasó con él?   Se comió un "post" envenenado y pasó dormido algunos meses..... Qué fácil sería escribir si la vida se tratara cómo en los cuentos; desafortunadamente ni todo se arregla con la llegada de un príncipe, con un baile de vals o con el sonido de las trompetas anunciando que en el reino vuelve a brillar el sol.   nooo!!! Pero tampoco hay nada de negativo en el mundo real, en la vida misma. ¡Al revés! Siempre la miro por la óptica de que los cambio fortalecen, edifican. Cambiar es necesario! Qué aburrido seria una existencia linear, temblada e insípida. ¿Verdad que sí? Pues de alguna manera de eso siempre se trató en esas líneas. Pasando un poco de los rótulos y clasificaciones como: "Blog de Viajes", "Rutas en Barcelona", "Para Brasileños"...el espíritu del Albergue siempre fue intrépido; la cuestión era siempre invitar a que el

Legalização de Documentos em Salvador!! O Itamaraty também é aqui!!

Legalização de Documentos em Salvador!! O Itamaraty também é aqui!! Galera, antes de publicar a continuação de “Barcelona, cheguei!! E agora??”, quero fazer este aviso de extrema importância para todos!! Aqui mesmo no blog, em anteriores textos, eu sempre ressaltei a necessidade de legalizar e traduzir documentos para que os mesmos tivessem validade lá fora; inclusive postei o link do Itamaraty aonde cosntavam endereço e instruções de envio. Pois bem!   Em uma visita ao consulado da Espanha, descobri que, além de Brasília, agora existe uma Representação do Ministério de Relações Exteriores do Brasil na Bahia! Salvador mesmo meu povo!!! Gente...para os que nunca passaram por este processo de enviar documentos à Brasília e esperar – com ansiedade – que os mesmos regressem para dar continuidade ao seu respectivo trámite, não sabem como este fato é genial e vai facilitar bastante a vida de todos!! É muito fácil de encontrar, cômodo para estacionar e o serviço é gra

Viajando com bichinhos de estimação!

Galera....quero fazer este capítulo com muito amor e carinho. Este é outro tema que temos bastante experiência. Já passamos por todas as situações possíveis viajando com nossos dois “filhos” felinos. Eu e Jadiel compartilhamos a mesma opinião – Graças a Deus – que os animais são nossos tanto para o fácil quanto para o difícil. Não adianta querer criar um bichinho e estar sempre delegando aos outros os cuidados e responsabilidades. Como sempre gostamos bastante de viajar e, por razoes de trabalho, nos mudamos muito, começamos a pesquisar e entender os procedimentos de entrar ou sair da União Européia (e do Brasil) com nossos dois Gatos. Antes de tudo uma breve apresentação. Thao, nosso mais velho, entrou por acaso na nossa vida em Setembro de 2007. Pelas mãos de Paty, minha Irma, que ficou encarregada de cuidar dele enquanto sua antiga dona fazia uma viagem a Londres. Foi parar lá em casa, nos apaixonamos, entramos em acordo com a dona e de lá ele nunca mais saiu.