Ir al contenido principal

Do início...


Pronto! Nasceu!
Este é um projeto bastante sonhado, cuidado, imaginado (entre outros "ados") por mim há muito tempo. O Albergue Europa é resultado do meu desejo de escrever e compartilhar a experiência de viver na Europa combinado com a necessidade de responder perguntas e informar amigos, amigos dos amigos, conhecidos, cunhado da vizinha e demais pessoas desse mundo que, cada dia, enchem a minha caixinha de mensagens pessoais do Facebook de perguntas. Muitas vezes, na mesma semana, me pego respondendo duas ou três pessoas diferentes sobre o mesmo tema. Então pensei: porque não postar e satisfazer a curiosidade de todos de uma vez só?
Perguntas freqüentes como:
  • Ju, qual Bairro é melhor para viver - sem ser turista - em Barcelona?
  • Ju, o número de seguridad social para trabalhar na Espanha é válido para Itália?
  • Ju, qual o passo a passo para viajar com meu cachorro da Europa para o Brasil?
  • Ju, Qual a melhor maneira de buscar emprego em Barcelona?
  • Roteiro bom para Londres? Onde comer barato em Amsterdam?
  • É fácil viver e trabalhar na Itália?
 Sim! Sim! Sim! Tenho respostas para tudo isso!  E não porque ouvi falar, mas sim porque vivi todas e cada uma dessas situações. Também uma coisa há de ser dita: não são verdades universais!! São sim fruto de anos de viagens, vivências, acertando aqui e errando acolá e, acima de tudo, APRENDENDO! Que é disso que a vida é feita!! Muito aprendizado...uns muito bons e outros nem tanto. Experiências que fizeram de nós quem somos. E quem somos afinal?? 
Falo no plural porque não posso de deixar de incluir meu ex-marido (e grande amigo) em todas essas aventuras. Ele pode não contribuir ao Blog fisicamente mas, nessa vida, nada seria possível sem ele e dele é um pedaço de cada cidade, cada fila para tirar documentos (e foram muitas), cada leva de caixas no meio da sala, cada brinde de chupito....uma vez li em um blog que eu adoro

"....Temos um pé na terra e outro no vento, nossa vida ganha sentido na dança do destino, na turbulência das reviravoltas, na força das escolhas, na verdade do amor que vibra cada vez mais certeiro em nossos dias. Seguimos....apenas seguimos." 


Somos, como se diz na España, dois (agora três) "culos inquietos"...dois espíritos livres (agora três) caminhando de mãos dadas rumo às aventuras que o destino nos apresenta. Viajamos muito, mudamos como loucos (algumas vezes de cidade e de País), fomos em trem, voltamos de navio....pegamos algumas quantas caronas, encontramos, nos perdemos....vivemos!! E todas essas pessoas, cores, sabores, cheiros....estão guardados na memória e, brevemente, serão parte das páginas deste blog.  E mais que estar por vir!! Afinal, mas uma mudança está de caminho.....
E então? Vamos viajar?
Port vell/la Barceloneta


Comentarios

  1. Não tem como não me emocionar lendo essas suas linhas,minha Juju!Como companheira dessas suas aventuras e como alguém que tb é adepta de colocar sentimento no que escreve,te digo amiga,esse será mais um trabalho idealizado e bem realizado por alguém muito capaz;Você!Você que pra mim é muito mais do que uma "companheira de estrada",alguém que me tomou pra "criar" longe de casa,onde contruímos uma história de amor e de verdadeira dedicação uns com os outros trilhando dias de muitas alegrias e outros nem tanto assim,mas tendo a certeza de que viver longe também nos abre o coração e a alma pra receber presentes tão valiosos como a Família que construímos do outro lado do charco!Em pouco vcs regressarão e sabe Deus quando eu o farei,mas fica a certeza de que tudo que esse blog apresentará nos fará vivenciar cada segundo de cada experiência linda e que nossos espíritos aventureiros fizeram de cada um de nós seres muito especiais em busca de se melhorar,se conhecer e de conhecer melhor o próximo,as diferenças e o que somos no íntimo,o que temos de mellhor e também de pior em cada um.Conhecer nossos limites,nos levou a alçar vôos que jamais alcançaríamos se não explorássemos tantas terras desconhecidas.Tudo isso me enche de orgulho de mim,de vc,de cada um que nos acompanhou nesses maravilhosos anos vivendo fora do Brasil.Barcelona!Nossa Barna querida!Q surpresas ainda vc nos reservará cidade amada?Que os bons ventos os levem e que eu...vôe logo logo ao encontro de vcs e de nossos mais puros estados de felicidade.Valeu a pena!Amo vcs,hje amanhã e sempre!Sucesso amiga,estaremos juntas,sempre!!!Sussu

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas lindas palavras amiga!!

    ResponderEliminar

Publicar un comentario

Entradas populares de este blog

O Bairro e o Mar...poeticamente La Barceloneta.

De todos os cantos do mundo Amo com um amor mais forte e mais profundo Aquela praia extasiada e nua, Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.                                           (Mar – Sophia de Mello Breyner Andresen)


Não posso falar de meu bairro...não posso falar de La Barceloneta sem antes postar uma imagem feita com os “olhos do meu coração”. Faz tempo que queria escrever algumas linhas boêmias sobre essas ruas pequenas, sobre estes cafés de esquina, a confusão ruidosa do mercado central, o vai e vem dos “guiris” (gringos) no passeio marítimo...faz tempo. Faz também muito tempo de minha íntima relação com La Barceloneta – o bairro favorito de minha mãe (e de meu pai). Dona Nita caminha sem rumo por estas “calles”, fascinada com o vizinho que coloca o seu varal de roupa na calçada, do lado de fora de casa, e que aos outros vizinhos não lhes importe nem o mínimo a coleção de intimidades que aí está exposta. Minha mãe que em apenas um mês pode construir uma relação de sólida amizade c…

Recomeçar do começo....

Foram muitos meses....uma pausa bastante larga...porém necessária. Todos os processos da vida requerem certo tempopara serem bem assimilados. E pensando bem, foi rápido! Nesses dez meses de ausência aqui do Blog deixamos o Brasil – no verão (e isso deve ser dito) – e voltamos a Barcelona no inverno. Lulu, nossa filha, tinha acabado de fazer um ano. Começamos em uma casa nova e dois meses mudamos a outra. Jadiel levou dois meses em um trabalho e então decidiu mudar (e já leva Oito meses no seu trabalho atual); eu que levava dois anos afastada da vida laboral por muitos motivos (entre eles meu projeto mãe) voltei à ativa....e rápido! O que para Lulu foi um pouco repentino. Passou de sua rotina de estar em casa comigo todos os dias a freqüentar uma escolinha aonde – desde as professoras até os coleguinhas – todos falavam com ela em Catalão.....e tudo na mesma semana!!! Levou dois dias exatos para se adaptar (Graças a Deus); foi uma das melhoras decisões que tomamos: sofrida, mas acertada…

Sair ou não do Brasil? Eis a questão....

Gente! Vamos combinar! Sair do aconchego, da facilidade, das delícias - e às vezes dissabores – da casa de nossos papis é bastante complicado! Imagina então quando essa saída é uma “cruzada de charco” tremenda e você vai parar lá em outro canto do mundo! Com a gente foi bem assim...
Um grande amigo – Victor Aloy – tinha resolvido viver em Barcelona. Até este ponto para mim Espanha era a terra de minha mãe, dos meus avós e dos demais parentes que nunca tínhamos conhecido. Legal! A vida inteira tivemos a dupla cidadania e nunca soubemos muito bem o que fazer com ela. Numa reviravolta do destino, Paty, minha Irma, de um dia para outro resolve “dar um tempo do Brasil” e também vai para Barcelona. Ok! Exatamente um ano depois, eu e Jadiel, três meses de casados, desembarcávamos em El Prat – aeroporto de Barcelona – com 9 malas, 6 amigos, um punhado de Euros no bolso e muitas idéias na cabeça.
Pensando friamente, e quase nove anos depois, em um bom linguajar español eu diria que: “hay que ten…