Ir al contenido principal

Trabalhar na Europa - Capítulo I.



Então....esse é um dos temas mais discutidos; questões que vira e mexe eu encontro na minha caixinha de facebook e de email. No próprio face eu já postei umas quantas vezes um passo a passo de documentos necessários e trabalho na Europa, bem como dentro de algumas comunidades que entraram em contato comigo. Mas vamos lá!! Aqui é o derradeiro e fica para quem quiser ver quantas vezes for necessário.

Galera, quando chegamos na Europa anos atrás, precisamente início de 2006, Barcelona era a “Meca” para ganhar dinheiro. Costumávamos dizer que chovia trabalho....e chovia!! Era muito comum estar trabalhando e agregar outros empregos para fazer dinheirinho extra. Diante desta desenfreada busca por mao de obra, muita gente sem permissão para trabalhar, os famosos “sin papeles”, conseguiam fácil uma vaguinha aqui e ali e assim iam ficando, se virando, ganhando dinheirinho (obvio que salários mais baixos que os de situação regular e sem contrato)  e vivendo.

Naquela época, muita gente nos perguntava....”E aí?? Dá prá ir??  Ta fácil trabalhar?”  bom...eu sempre respondia que fácil era mas que estar sem documentos regulares não era uma situação legal. A meu ver a pessoa estaria sempre em alerta, sem tranqüilidade para viver a vida. Bom, se conselho fosse coisa boa se vendia na feira né?? Acompanhei muitos amigos indo e vindo no que chamávamos o “baile da imigração”! 

Quando minha melhor amiga resolveu deixar seu emprego de quase 10 anos, aqui, na Caixa Econômica e aventurar atrás da gente eu realmente achei que ela deveria fazer as coisas como Deus manda. Deixar uma situação estável em seu país para estar ilegal em outro é algo muito sério. Então foi a partir desta situação que comecei a pesquisar mais sobre documentos, legalidade, atalhos, escolas, cursos....ufa!! E quase me tornei PHD em assuntos consulares e documentos forever and ever! Anyway....

Hoje em dia se alguém me faz as mesmas perguntas lá de cima a minha resposta é: “DE JEITO NENHUM” com letras maiúsculas mesmo!!

Gente...entendamos o seguinte, a Europa está em crise. Braba! Principalmente os países do sul: Itália, França e Espanha. A fila para seguro desemprego, que se chama Paro em espanhol, ainda é bastante grande (mesmo que ultimamente as notícias já são um pouco melhores neste quesito). Se você tem a sua cidadania ou é residente comunitário (já explicarei isso melhor em outro tópico); estudante com direito a práticas ou profissional que recebeu uma proposta de contrato, tudo ótimo!! Vai sim meu filho!! Se joga!! Porque – aqui vai meu ponto de vista - uma coisa é enfrentar a crise européia aonde os bancos atendem com as portas abertas e você pode voltar andando para casa de madrugada. Outra coisa é desbravar esta eterna crise do Brasil que consegue eleger Tiririca como deputado Federal e se vive, constantemente, com a sensação de insegurança e impunidade.  Mesmo assim, repito, não está fácil prá ninguém!! Voltando ao tema....se o seu caso não se enquadra em nenhum dos tópicos acima, ou seja, entrada básica como turista e pensando em ficar para ver se rola um trampo? Pare agora!! Peço que reconsidere todos os seus propósitos e conceitos. Longe de mim ser aquela pessoa que vai “jogar uma pá de terra” no seu sonho de “vida melhor”; até porque o conceito de vida melhor é bastante variável de um ser humano para outro. Porém, meu conselho nestes casos é e será sempre será o mesmo: para vir na paz, tem que ser dentro da lei. Fica a dica!

Esse lugar incrível se chama Villefranche-sur-Mer e faz parte da Cote D'azur (Riviera francesa).

Comentarios

  1. Pois é!Boas dicas Ju!Nossa época e condições foram outras...É o conselho que eu tb sempre dou.É preciso estar dentro da legalidade e antes de mais nada bem informado sobre as mudanças que sempre estão ocorrendo nas exigências dos trâmites...

    ResponderEliminar

Publicar un comentario

Entradas populares de este blog

Erase una vez....un Blog

L'Eixample - Barcelona Volver.... Capítulo I erase una vez...un Blog... y qué pasó con él?   Se comió un "post" envenenado y pasó dormido algunos meses..... Qué fácil sería escribir si la vida se tratara cómo en los cuentos; desafortunadamente ni todo se arregla con la llegada de un príncipe, con un baile de vals o con el sonido de las trompetas anunciando que en el reino vuelve a brillar el sol.   nooo!!! Pero tampoco hay nada de negativo en el mundo real, en la vida misma. ¡Al revés! Siempre la miro por la óptica de que los cambio fortalecen, edifican. Cambiar es necesario! Qué aburrido seria una existencia linear, temblada e insípida. ¿Verdad que sí? Pues de alguna manera de eso siempre se trató en esas líneas. Pasando un poco de los rótulos y clasificaciones como: "Blog de Viajes", "Rutas en Barcelona", "Para Brasileños"...el espíritu del Albergue siempre fue intrépido; la cuestión era siempre invitar a que el

Legalização de Documentos em Salvador!! O Itamaraty também é aqui!!

Legalização de Documentos em Salvador!! O Itamaraty também é aqui!! Galera, antes de publicar a continuação de “Barcelona, cheguei!! E agora??”, quero fazer este aviso de extrema importância para todos!! Aqui mesmo no blog, em anteriores textos, eu sempre ressaltei a necessidade de legalizar e traduzir documentos para que os mesmos tivessem validade lá fora; inclusive postei o link do Itamaraty aonde cosntavam endereço e instruções de envio. Pois bem!   Em uma visita ao consulado da Espanha, descobri que, além de Brasília, agora existe uma Representação do Ministério de Relações Exteriores do Brasil na Bahia! Salvador mesmo meu povo!!! Gente...para os que nunca passaram por este processo de enviar documentos à Brasília e esperar – com ansiedade – que os mesmos regressem para dar continuidade ao seu respectivo trámite, não sabem como este fato é genial e vai facilitar bastante a vida de todos!! É muito fácil de encontrar, cômodo para estacionar e o serviço é gra

Viajando com bichinhos de estimação!

Galera....quero fazer este capítulo com muito amor e carinho. Este é outro tema que temos bastante experiência. Já passamos por todas as situações possíveis viajando com nossos dois “filhos” felinos. Eu e Jadiel compartilhamos a mesma opinião – Graças a Deus – que os animais são nossos tanto para o fácil quanto para o difícil. Não adianta querer criar um bichinho e estar sempre delegando aos outros os cuidados e responsabilidades. Como sempre gostamos bastante de viajar e, por razoes de trabalho, nos mudamos muito, começamos a pesquisar e entender os procedimentos de entrar ou sair da União Européia (e do Brasil) com nossos dois Gatos. Antes de tudo uma breve apresentação. Thao, nosso mais velho, entrou por acaso na nossa vida em Setembro de 2007. Pelas mãos de Paty, minha Irma, que ficou encarregada de cuidar dele enquanto sua antiga dona fazia uma viagem a Londres. Foi parar lá em casa, nos apaixonamos, entramos em acordo com a dona e de lá ele nunca mais saiu.