Ir al contenido principal

Recomeçar do começo....

Foram muitos meses....uma pausa bastante larga...porém necessária. Todos os processos da vida requerem certo tempo para serem bem assimilados. E pensando bem, foi rápido! Nesses dez meses de ausência aqui do Blog deixamos o Brasil – no verão (e isso deve ser dito) – e voltamos a Barcelona no inverno. Lulu, nossa filha, tinha acabado de fazer um ano. Começamos em uma casa nova e dois meses mudamos a outra. Jadiel levou dois meses em um trabalho e então decidiu mudar (e já leva Oito meses no seu trabalho atual); eu que levava dois anos afastada da vida laboral por muitos motivos (entre eles meu projeto mãe) voltei à ativa....e rápido! O que para Lulu foi um pouco repentino. Passou de sua rotina de estar em casa comigo todos os dias a freqüentar uma escolinha aonde – desde as professoras até os coleguinhas – todos falavam com ela em Catalão.....e tudo na mesma semana!!! Levou dois dias exatos para se adaptar (Graças a Deus); foi uma das melhoras decisões que tomamos: sofrida, mas acertada. Acho que a boa adaptação de Lulu ajudou a que nós dois crescêssemos como pais, deixando de uma vez para trás todo o processo de co-dependência familiar desenvolvido durante nosso período no Brasil.

Defino o que quero dizer com Co-dependência familiar: é o fato de estar a todo o momento vivendo e rodeado por família; todos os atos e decisões tomadas passam pelo crivo de pais, irmãos, tios, primos e adjacentes. E a gente se acostuma!! E até gosta!! Por um lado esse conforto do ambiente familiar trás bastante aconchego e uma “sólida” sensação de segurança. Nosso subconsciente, mesmo quando buscamos auto-suficiência e autonomia, clama por um alento familiar na hora de tomar qualquer decisão...até as mais bestas como escolher o menu do almoço ou buscar um pediatra adepto a homeopatia.  Enfim...estávamos bastante envolvidos nessa realidade, até o ponto que já não se sabe viver sem.  Tudo isso representou um fator bastante importante no nosso processo de mudança, ou seja, saber que “da noite para o dia” deixaríamos o círculo familiar - povoado com suas reuniões, opiniões, carinhos, brigas, receitas, discussões....família – para sermos apenas Lulu, Jadiel e eu. Nós por nós mesmos. E sabe que?? Foi ótimo.



Vocês contaram quantas vezes, nesses dois últimos parágrafos, falei a palavra mudança? Ou mudar?  Pois sim...essa foi a palavra de ordem dos últimos 10 meses. Mudança em todos os sentidos. E se pudesse dar uma nota de 0 a 10 nesse processo, nos daria um 10 aos três!! Principalmente a Lulu. Por ela nos obrigamos a re-criar esse ambiente que nossas famílias no Brasil nos proporcionavam. Por ela fizemos da nossa casa um lar. Ajudou muito ter minha Irmã, cunhado e sobrinhos aqui (e toda a sua adorável família que nos acolheu literalmente). Mudamos...sim. Mas algo continuou intacto: o nosso espírito intrépido; ávido por transformações.
Dizendo isso chego ao ponto aonde tudo começou; na razão de existência desse Blog e de meus escritos. Repito a vocês – meus queridos – uma importante afirmação que foi feita La no princípio de tudo:
- O lar e a família são elementos pulsantes dentro de cada um de nós; e o melhor de tudo é que podem ser “levados” na bagagem para qualquer lugar do mundo. Há que saber cruzar essa linha tênue que separa a distancia do sofrimento para que “a vida possa fluir em outros lugares sem o peso da tão temida saudade” Albergue: Sair ou nao do Brasil? Eis a questao....

"....Temos um pé na terra e outro no vento, nossa vida ganha sentido na dança do destino, na turbulência das reviravoltas, na força das escolhas, na verdade do amor que vibra cada vez mais certeiro em nossos dias. Seguimos....apenas seguimos." 



*Imagens do Parc de La Ciutadella y Arco de Triunfo, Port Vell, Playa de Cunit - Barcelona.

*Algumas importantes observações:
- Para quem começou ler agora, todas as imagens utilizadas são de minha autoria (Todos los imágenes son de mi propiedad y están hechas por mí).

- O processo de nacionalidade de Lulu foi bastante rápido porque foi feito desde o Brasil. Aqui teríamos que esperar pelo menos um ano até a primeira “cita”. Mais detalhes em um próximo capitulo. 

Comentarios

  1. Adorei o post, eu mesmo sou uma pessoa de muitas mudanças e em constante mudança, não somente de lugar, mas de opinião, pensamentos, etc... Mudar é sempre um novo desafio e é o que nos move.

    ResponderEliminar

Publicar un comentario

Entradas populares de este blog

Erase una vez....un Blog

L'Eixample - Barcelona Volver.... Capítulo I erase una vez...un Blog... y qué pasó con él?   Se comió un "post" envenenado y pasó dormido algunos meses..... Qué fácil sería escribir si la vida se tratara cómo en los cuentos; desafortunadamente ni todo se arregla con la llegada de un príncipe, con un baile de vals o con el sonido de las trompetas anunciando que en el reino vuelve a brillar el sol.   nooo!!! Pero tampoco hay nada de negativo en el mundo real, en la vida misma. ¡Al revés! Siempre la miro por la óptica de que los cambio fortalecen, edifican. Cambiar es necesario! Qué aburrido seria una existencia linear, temblada e insípida. ¿Verdad que sí? Pues de alguna manera de eso siempre se trató en esas líneas. Pasando un poco de los rótulos y clasificaciones como: "Blog de Viajes", "Rutas en Barcelona", "Para Brasileños"...el espíritu del Albergue siempre fue intrépido; la cuestión era siempre invitar a que el

Legalização de Documentos em Salvador!! O Itamaraty também é aqui!!

Legalização de Documentos em Salvador!! O Itamaraty também é aqui!! Galera, antes de publicar a continuação de “Barcelona, cheguei!! E agora??”, quero fazer este aviso de extrema importância para todos!! Aqui mesmo no blog, em anteriores textos, eu sempre ressaltei a necessidade de legalizar e traduzir documentos para que os mesmos tivessem validade lá fora; inclusive postei o link do Itamaraty aonde cosntavam endereço e instruções de envio. Pois bem!   Em uma visita ao consulado da Espanha, descobri que, além de Brasília, agora existe uma Representação do Ministério de Relações Exteriores do Brasil na Bahia! Salvador mesmo meu povo!!! Gente...para os que nunca passaram por este processo de enviar documentos à Brasília e esperar – com ansiedade – que os mesmos regressem para dar continuidade ao seu respectivo trámite, não sabem como este fato é genial e vai facilitar bastante a vida de todos!! É muito fácil de encontrar, cômodo para estacionar e o serviço é gra

Viajando com bichinhos de estimação!

Galera....quero fazer este capítulo com muito amor e carinho. Este é outro tema que temos bastante experiência. Já passamos por todas as situações possíveis viajando com nossos dois “filhos” felinos. Eu e Jadiel compartilhamos a mesma opinião – Graças a Deus – que os animais são nossos tanto para o fácil quanto para o difícil. Não adianta querer criar um bichinho e estar sempre delegando aos outros os cuidados e responsabilidades. Como sempre gostamos bastante de viajar e, por razoes de trabalho, nos mudamos muito, começamos a pesquisar e entender os procedimentos de entrar ou sair da União Européia (e do Brasil) com nossos dois Gatos. Antes de tudo uma breve apresentação. Thao, nosso mais velho, entrou por acaso na nossa vida em Setembro de 2007. Pelas mãos de Paty, minha Irma, que ficou encarregada de cuidar dele enquanto sua antiga dona fazia uma viagem a Londres. Foi parar lá em casa, nos apaixonamos, entramos em acordo com a dona e de lá ele nunca mais saiu.