Ir al contenido principal

Trabalhar na Europa - Capítulo II (Cidadão)



Bom, com o capítulo I postado e falando sobre a dificuldade atual da ilegalidade na Europa, passamos para os que viajam com tudo “nos conformes”.
Como havia citado anteriormente, existem basicamente quatro maneiras de trabalhar legalmente na União Européia; vamos agora detalhando uma por uma.
Cidadão – Você, brasileiro querido, que aproveitou o vovô e vovó imigrantes ou até mesmo os pais, enfrentou toda a papelada (gente....dá trabalho, demora mas se seguir todos os passos e perseverar, eu prometo que dá certo) e conseguiu a sua dupla cidadania. Ótimo! Primeiro grande passo. Confesso que é um grande conforto circular pela Europa sendo cidadão até porque, entre os países que fazem parte da União, você pode viajar apenas com identidade, sem precisar tirar seu passaporte de casa (Cuidado porque existem exceçoes!).
Mas atenção! Chegando ao seu país de destino, não pense que você pode começar a trabalhar apenas apresentando o passaporte, erro que muitos brasileiros cometem no intuito de rapidamente começarem a ganhar dinheiro. Inclusive eu mesma passei por isso e enfrentei alguns problemas. No meu caso não podia esperar! Oito dias depois de pisar o solo catalão já estava trabalhando no Hard Rock (empresa que se tornaria minha segunda casa por sete anos).
Vou explicar como fazer primeiro na España e dedicarei outro post à Itália.
Quando chegar em solo espanhol a primeira coisa é assentar sua residência. Você precisa de um endereço para poder se empadronar (dizer que existe). Cada bairro, ou cada distrito, tem a sua Oficina de Empadronamiento (digitando no Google exatamente oficina de empadronamiento Barcelona ou Madrid ou tralálá, vai sair uma relação com os nomes dos bairros; localize a sua e se mande!). Para obter o Padrón você precisa levar o contrato do apartamento (Piso) em que você está vivendo. Não precisa estar em seu nome. Inclusive existe um formulário que você pode levar para casa, o titular do contrato pode preencher com os dados, anexar uma cópia do DNI (documento de identidade), assina e com esse formulário já está valendo. Normalmente nestas oficinas (escritórios) não precisa marcar atendimento, é só chegar e pegar uma senha. São, de maneira geral, bastante organizadas.
Ok! Padrón em mãos! Guarde sempre uma cópia...o padrón é importante em diversos aspectos, inclusive para tirar o seu cartão sanitário (mas isso já é outro post). Segundo passo é que você vai precisar da sua Partida de nascimento emitida pelo consulado (outro documento bastante importante que você deve levar desde o Brasil, porque como você não nasceu na Espanha não há a menor possibilidade de ir até um Registro Civil (cartório) e pedir uma segunda via). Gente, todos esses documentos devem ter menos de 6 meses de data de expedição. Olha lá!
Antigamente eram necessárias fotos tamanhos 3x2 mas agora com o DNI eletrônico me parecem que as fotos são feitas lá mesmo.
Documentos prontos, terceiro passo: Marcar a cita (cita é encontro, neste caso é o agendamento). Esta pode ser marcada tanto por internet como por telefone. https://www.citapreviadnie.es/
DICA! DICA! Marque a cita e vá se organizando. Pode demorar um pouco para chegar seu dia.
Quando chega o dia, você tem que estar presente, o processo é bem rápido. Com isso do DNI eletrônico o documento já sai no momento.
Perfeito!! Com o seu DNI em mãos o próximo passo é buscar seu número de Seguridad Social. Com este número você passa a existir para as empresas e, oficialmente, pode ter um contrato de trabalho.
Parece complicado, mas é questão de organização. Fazendo um esquema e seguindo o passo a passo tudo dá certo. DICA!! Antes de sair alucinadamente distribuindo currículos e, até mesmo, fazendo uma eventual entrevista, procure ter todos os seus documentos certinhos como Deus manda!! É muito chato dizer a um potencial empregador que “tus papeles estan en tramites”. Não dá! Por experiência própria já te digo que as empresas não providenciam isso e é uma situação que pode levar “para o brejo” uma boa oportunidade.
Ahhh!! Importante!! Quando reunir seus documentos abra conta em um banco. Indispensável para receber seu pagamento. 99.9% das empresas (sérias) só pagam mediante transferência bancária e é requisito para fazerem seu contrato; “la copia de La libreta bancária”. 
Gente...apesar de ser cidadão, ter seu numero de Seguridad Social, DNI, padron e a Espanha ser parte da comunidade européia – o que sim te dá direito de trabalhar nos países comunitários -  se você deseja trabalhar fora da Espanha deve se adequar às regras do país em questão. Por exemplo, na Itália é necessário que você adquira outro número que é o Codici Fiscale, abra conta em um banco Italiano, de preferência tenha um contrato de Piso (AP) em seu nome, ou seja, cada país é um “baile” e devemos dançar conforme a música.


Abraço e muita sorte na jornada!

Fotos: China Town/Londres UK - Galera, inacreditável como é barato e surpreendente comer por aí. Principalmente tenta entrar nos mercadinhos chineses...parece que você foi transportado a um universo paralelo oriental!! Defino China Town em uma palavra: AMOR!

Comentarios

Entradas populares de este blog

Erase una vez....un Blog

L'Eixample - Barcelona Volver.... Capítulo I erase una vez...un Blog... y qué pasó con él?   Se comió un "post" envenenado y pasó dormido algunos meses..... Qué fácil sería escribir si la vida se tratara cómo en los cuentos; desafortunadamente ni todo se arregla con la llegada de un príncipe, con un baile de vals o con el sonido de las trompetas anunciando que en el reino vuelve a brillar el sol.   nooo!!! Pero tampoco hay nada de negativo en el mundo real, en la vida misma. ¡Al revés! Siempre la miro por la óptica de que los cambio fortalecen, edifican. Cambiar es necesario! Qué aburrido seria una existencia linear, temblada e insípida. ¿Verdad que sí? Pues de alguna manera de eso siempre se trató en esas líneas. Pasando un poco de los rótulos y clasificaciones como: "Blog de Viajes", "Rutas en Barcelona", "Para Brasileños"...el espíritu del Albergue siempre fue intrépido; la cuestión era siempre invitar a que el

Legalização de Documentos em Salvador!! O Itamaraty também é aqui!!

Legalização de Documentos em Salvador!! O Itamaraty também é aqui!! Galera, antes de publicar a continuação de “Barcelona, cheguei!! E agora??”, quero fazer este aviso de extrema importância para todos!! Aqui mesmo no blog, em anteriores textos, eu sempre ressaltei a necessidade de legalizar e traduzir documentos para que os mesmos tivessem validade lá fora; inclusive postei o link do Itamaraty aonde cosntavam endereço e instruções de envio. Pois bem!   Em uma visita ao consulado da Espanha, descobri que, além de Brasília, agora existe uma Representação do Ministério de Relações Exteriores do Brasil na Bahia! Salvador mesmo meu povo!!! Gente...para os que nunca passaram por este processo de enviar documentos à Brasília e esperar – com ansiedade – que os mesmos regressem para dar continuidade ao seu respectivo trámite, não sabem como este fato é genial e vai facilitar bastante a vida de todos!! É muito fácil de encontrar, cômodo para estacionar e o serviço é gra

Viajando com bichinhos de estimação!

Galera....quero fazer este capítulo com muito amor e carinho. Este é outro tema que temos bastante experiência. Já passamos por todas as situações possíveis viajando com nossos dois “filhos” felinos. Eu e Jadiel compartilhamos a mesma opinião – Graças a Deus – que os animais são nossos tanto para o fácil quanto para o difícil. Não adianta querer criar um bichinho e estar sempre delegando aos outros os cuidados e responsabilidades. Como sempre gostamos bastante de viajar e, por razoes de trabalho, nos mudamos muito, começamos a pesquisar e entender os procedimentos de entrar ou sair da União Européia (e do Brasil) com nossos dois Gatos. Antes de tudo uma breve apresentação. Thao, nosso mais velho, entrou por acaso na nossa vida em Setembro de 2007. Pelas mãos de Paty, minha Irma, que ficou encarregada de cuidar dele enquanto sua antiga dona fazia uma viagem a Londres. Foi parar lá em casa, nos apaixonamos, entramos em acordo com a dona e de lá ele nunca mais saiu.